terça-feira, 28 de julho de 2020

Unesp e Unimar farão conferências sobre relações internacionais de municípios

Um projeto que envolve a Unesp e Unimar iniciam na próxima quinta-feira, 30 de julho, uma série de conferências on-line sobe diversas formas de inserção internacional dos entes subnacionais brasileiros.
As conferências integram um projeto iniciado em 2018 para troca de experiências na área de paradiplomacia, que envolve a atuação internacional de estados e municípios.
As lives ocorrerão na página do RI Works no Facebook (www.facebook.com/riworksunesp/live), serão gratuitas e ao vivo, com posterior disponibilização da gravação. Os participantes poderão enviar perguntas através dos comentários e receberão certificados.
A primeira edição do evento contará com as palestras do secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro de Menezes, e do professor do curso de Relações Internacionais da Unesp Marília, Marcelo Fernandes, com a mediação de Nilo Scandaroli, Sócio-diretor da Joint Company.
Os interessados deverão realizar uma inscrição acessando o site: bit.ly/paradiplomaciaemfoco1

Confira a programação completa:

Data: 30/07
Horário: 20h
Conferência I: “A Paradiplomacia no Brasil e a Paradiplomacia dos municípios brasileiros”. Responsável: Prof. Dr. Marcelo Fernandes (UNESP Marília); e Conferência II: “A Internacionalização da cidade de São Paulo”. Responsável: Sr. Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes – Secretário Municipal de Relações Internacionais – Prefeitura de São Paulo.

06/08
Horário: 20h
Conferencia I: “A Internacionalização de Curitiba”. Responsável: Rodolpho Zannin Feijó - Assessor-Chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba; e Conferencia II: “Paradiplomacia e Política Externa das Cidades”. Responsável: Prof. Dr. Gilberto M. A. Rodrigues, Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do UFABC e Pesquisador Produtividade do CNPq.

13/08
Horário: 20h
Conferencia I: FONARI: Histórico e Perspectivas futuras. Responsável: Sra. Soraya Pessino, Co-fundadora FONARI; e Conferencia II: A Internacionalização de Salvador. Responsável: Sra. Soraya Pessino, assessora de Relações Internacionais – Prefeitura de Salvador.

20/08
Horário: 20h
Conferencia I: “A Internacionalização de São José dos Pinhais”. Responsáveis: Sra. Maria Nogueira e Sra. Elza Delage, Presidente e Vice-Presidente do CGSJP – Comitê de Geminações de São José dos Pinhais “Leopoldo Scherner”.

27/08
Horário: 20h
Conferencia I: “A Paradiplomacia no MERCOSUL”. Responsável: Profa. Dra. Maristela Basso, Docente de Direito Internacional USP – Universidade de São Paulo e Assessora Especial de Relações Internacionais – Secretaria Estadual de Relações Internacionais do Estado de São Paulo. Debatedor: Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias, Docente do PPGD UNIMAR, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Marília e Procurador da República – MPF Ministério Público Federal. Mediadora: Profa. Dra. Walkiria M. H. Ferrer, Docente PPGD UNIMAR, Coordenadora do NIPEX – Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão Coordenadora do DRI – Departamento de Relações Internacionais da UNIMAR.

03/09
Horário: 20h
Conferencia I: "A implementação da Agenda 2030 da ONU em Estados e municípios brasileiros: o caso do Estado de São Paulo". Responsável: Sra. Ana Paula Fava – Assessora Especial ?Assessora Especial para a Agenda 2030 da ONU - ?Governo do Estado de São Paulo; e Conferencia II: “A formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a internacionalização de estados e municípios”. Responsável: Me. Tadeu Luciano Seco Saravalli.

10/09
Horário: 20h
Conferência I: "A Internacionalização de Jundiaí". Responsável: Sr. Carmelo Paoletti Neto (Assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Jundiaí).

Fonte: Giro Marília


Nenhum comentário:

Postar um comentário