segunda-feira, 20 de julho de 2020

Prefeitura de Gália busca tombamento da igreja da Companhia Inglesa

A Prefeitura Municipal de Gália, por meio da equipe técnica da área de Engenharia e Arquitetura, realizou, nos últimos dias, um trabalho para a análise das delimitações do entorno da igreja da antiga fazenda da Companhia Inglesa. Estiveram à frente dessa ação as servidoras Daniele Cruz Gonçalves e Daniella Moia.
Essa é mais uma etapa para a finalização do processo em curso junto à Prefeitura de Gália para a concretização do tombamento de patrimônio dessa igreja. O local é dos mais relevantes por seu valor histórico, cultural e turísticas  e o tombamento é uma forma de garantir que tal estrutura não se comprometa ainda mais, perdendo suas características inatas.
Uma comissão técnica foi estabelecida para auxiliar no trabalho de tombamento do prédio da antiga igreja, tendo como participantes o sociólogo Marcelinho Uzai, a arquiteta Thaise Tamelini e a historiadora e ex-moradora da Fazenda Conceição Pinheiro Tamelini.
Adicionalmente, o vereador Francisco Yoshida Junior (PDT) apresentou um projeto na Câmara galiense que se transformou em Lei e que dispõe sobre a preservação do patrimônio natural e cultural do município, sendo que tal legislação vem favorecendo o trabalho em curso na antiga Companhia Inglesa.
"Logo estaremos comemorando juntos e registrando esse feito, nos mobilizando para sua restauração. Com este ato creio que todos temos a ganhar, tenho fé que o esforço e amor de todos nós só tem a render muitos frutos", avaliou Edenilson Nogueira, secretário municipal de Cultura e Turismo de Gália.

Fonte: Jornal Debate


Nenhum comentário:

Postar um comentário