segunda-feira, 27 de julho de 2020

Oriente utiliza aplicativo para monitorar pacientes com sintomas de Covid-19

A prefeitura de Oriente está utilizando um aplicativo para monitorar os pacientes com sintomas de coronavírus na cidade. Depois de passar por atendimento na unidade de saúde, o morador passa a ser acompanhado pela equipe de forma virtual.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Viviane Soares de Oliveira, os moradores que tiverem sintomas da Covid-19 devem ligar na Secretaria de Saúde e irão receber orientações.
Se necessário, o paciente passa por atendimento no posto de saúde, onde o médico também decide se ele deverá fazer o exame para diagnóstico do coronavírus. O teste é agendado e feito na casa do morador. Depois disso, a equipe de saúde passa a monitorar a evolução do quadro do paciente através de um aplicativo.
"Através do telefone fixo as enfermeiras tentavam e não conseguiam esse retorno dos pacientes, mas através do aplicativo começaram a fazer esse acompanhamento e tinha um resultado mais alto", explicou a enfermeira.
A partir disso, a ideia foi levada ao secretário de Saúde, que forneceu dois tablets aos profissionais. Com eles, os pacientes podem ser atendidos por mensagem de texto, de voz ou por videochamada. As consultas são gratuitas.
Para receber atendimento ou orientações, os moradores que tiverem sintomas de coronavírus podem ligar na Secretaria de Saúde (unidade mista), através do telefone (14) 3456-1757, ou na emergência, pelo número (14) 3838-1172.
De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, Oriente tem 13 casos confirmados de coronavírus e monitora 25 pacientes com suspeita da doença. O município não registrou nenhuma morte.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário