sexta-feira, 17 de julho de 2020

Eleições 2020: mesários serão convocados por e-mail ou Whatsapp

Os mesários serão convocados pelos cartórios eleitorais paulistas por e-mail e pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, o que é uma novidade das eleições municipais de 2020. Em Presidente Prudente, juntas, as Zonas Eleitorais 101 e 402 devem convocar aproximadamente 2 mil pessoas, até o dia 16 de setembro, conforme a Emenda Constitucional 107.
 Eles atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver.
 Segundo o chefe de cartório da 101ª Zona Eleitoral, Fabiano de Lima Segalla, este é um processo novo, visto que até então os mesários eram convocados por meio de carta. Ele ressalta, no entanto, que a providência é necessária e será benéfica. “A informatização é uma tendência mundial, e esta será uma estratégia para utilizações futuras, quando necessário o contato mais rápido com estes mesários”.
Ele ressalta que a função em si de convocar não é trabalhosa, a não ser pela dificuldade encontrada algumas vezes em reunir as informações de e-mail e telefone de cada um dos possíveis mesários.
De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), para ser válida a convocação online, o destinatário deve confirmar de forma expressa o recebimento da mensagem em até três dias úteis. O procedimento será realizado por cada cartório eleitoral, por meio de perfis institucionais criados pelo TRE-SP.
“A prioridade é que o procedimento seja feito online, sendo possível, entretanto, o envio de correspondência simples e o cumprimento de mandado por oficial de Justiça, quando frustradas as tentativas por mensagem eletrônica ou instantânea”, expõe o órgão.
A nova forma de convocação dos mesários, regulamentada na Resolução TRE-SP 493/2020, prevê, entre outros benefícios, uma maior satisfação dos eleitores, já que estão dispensados de comparecer ao cartório.

Fonte: OCNet


Nenhum comentário:

Postar um comentário