segunda-feira, 22 de junho de 2020

Vacinação contra gripe em Garça vai ter horário estendido na terça e quinta-feira

Na reta final da campanha nacional contra a gripe e com baixo índice de cobertura em grupos prioritários, as Unidades de Saúde da Família de Garça irão atender em horário estendido, das 07 às 20 horas, nos dias 23 (terça-feira) e 25 (quinta-feira), para dar a oportunidade de imunização contra a gripe àquelas pessoas que trabalham durante o dia.
Dois grupos, em específico, estão com os índices bem abaixo da meta estabelecida pelas autoridades de saúde. A vacinação em crianças de seis meses a menores de seis anos atingiu apenas 43% da população prevista. Ainda mais baixa está a cobertura em adultos de 55 a 59 anos, que atingiu, até o momento, apenas 34% da meta estabelecida.
Thaís Dáttilo de Oliveira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Garça, apontou que a vacina contra a Influenza serve para prevenir as formas mais graves da doença, por isso que é disponibilizada para grupos alvos específicos, que são as pessoas mais suscetíveis a desenvolver complicações da doença. “Para que a população fique protegida é necessário que se atinja 90% de cobertura para cada grupo específico. Estaremos abrindo em horário alternativo para facilitar o acesso de quem trabalha”, explicou.
Thaís ressaltou ainda que as USFs fazem a busca ativa do público alvo da campanha, com o objetivo de orientá-los sobre a importância da imunização.
Apesar de não ter eficácia contra a covid-19, a vacina contra Influenza auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é a redução da procura pelos serviços de saúde.

Serviço — A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza termina no dia 30 deste mês. As Unidades de Saúde que participam da campanha em Garça e que estarão com atendimento estendido até às 20 horas, nos dias 23 e 25, são: USF Jafa; USF Região Oeste; USF Rebelo; USF Palermo; USF Helena Müller; USF Labienópolis; USF Araceli; USF Eucaliptos; USF Barros; e USF Mariana I.

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário