terça-feira, 5 de maio de 2020

Garça comemora 91 anos de emancipação político-administrativa

Garça chega aos seus 91 anos de emancipação político-administrativo. Infelizmente, o cenário observado atualmente é bastante diferente daquele que os garcenses gostariam de verificar e comemorar. A pandemia do novo coronavírus fez com que desfiles e outras atividades fossem peremptoriamente adiados. É uma realidade temporária, que ninguém gostaria de enfrentar, mas que em breve deve ser resolvida.
A história de Garça tem início em 1916, quando uma caravana sai de Campos Novos Paulista, com Labieno da Costa Machado à frente, e se instala no atual Ribeirão da Garça. Com a fixação de algumas dessas pessoas, uma área de fazenda começa a ser implantada e, pouco depois, uma vila passa a ser esboçada, inicialmente como distrito de Campos Novos.
Posteriormente, um novo núcleo, com Carlos Ferrari sendo um dos empreendedores, ganha consistência. A cidade é fundada em 04 de outubro de 1924, com a elevação à vila se dando pouco mais de um ano depois. O reconhecimento como município ocorre em 27 de dezembro de 1928 e a instalação se dá em 05 de maio de 1929.
Garça teve no café sua sustentação e até hoje essa cultura é uma das principais atividades econômicas locais. O segmento de eletroeletrônica passou, a partir a década de 80 do século passado, a desempenhar um papel os mais importantes para o desenvolvimento da cidade. Mesmo depois da crise desencadeada por volta de 2015, que fez com que vário projetos empresarias locais fossem encerrados, esse setor ainda apresenta uma força considerável na geração de emprego e renda.
O segmento alimentício de Garça é um dos mais significativos. No ramo de farinhas baseadas na matéria-prima mandioca se observa uma posição de destaque nesse setor, ao passo que Garça também é representada na linha de massas, de alimentos condimentados, entre outros. Vários especialistas apontam que o setor alimentício é um dos mais efetivos para o crescimento local e Garça tem campo interessante para isso.
Nenhuma programação especial para a comemoração do aniversário de 91 anos de Garça foi divulgada pela administração, devido ao momento de pandemia e de restrições de circulação. Nos últimos anos, desfiles cívico-militares marcaram a data de aniversário da cidade, mas em 2020 essa atividade não será realizada.

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário