quinta-feira, 16 de abril de 2020

Nova fase de campanha de vacinação contra gripe já está em curso em Garça

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa hoje, 16 de abril, com um novo grupo prioritário. Nessa etapa estão incluídos outros profissionais que também estão mais expostos ao coronavírus, além da continuidade da vacinação do público da primeira etapa da campanha que teve 88% dos idosos acima de 60 anos imunizados em Garça.
O Ministério da Saúde incluiu nessa segunda fase os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, trabalhadores portuários, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens, entre 12 e 21 anos de idade, que cumprem medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
"Nos solicitamos que as pessoas que se enquadram nessa nova etapa da campanha levem, no momento da vacinação, os documentos que comprovem que elas fazem parte do público alvo, como receituário e atestados médicos nominais e carteira de trabalho ou holerite para os profissionais", orientou a auxiliar de enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Garça, Morgana Emília de Azevedo
Os professores das escolas públicas e privadas ficaram para a terceira e última fase da campanha, a partir do Dia “D”, em 09 de maio, até o dia 22 de maio, já que as aulas continuam suspensas. Também estarão incluídas na última etapa, crianças de seis meses a seis anos de idade, grávidas, puérperas, população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência.
Apesar de não ter eficácia contra a Covid-19, essa vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.
A vacina protege contra os três vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2).
Segundo a Vigilância Epidemiológica, as Unidades de Saúde da Família estão organizando os fluxos de atendimento dos pacientes para evitar aglomerações de pessoas e solicitam a compreensão de todos. As unidades estão abertas das 07 às 17 horas e no "Dia D" (09 de maio), das 08 às 17 horas. As unidades que participam da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe na cidade são: USF Jafa; USF Região Oeste; USF Rebelo; USF Palermo; USF Helena Müller; USF Labienópolis; USF Araceli; USF Eucaliptos; USF Barros e USF Mariana I.

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário