domingo, 8 de março de 2020

Samu passa a operar a partir de segunda-feira em Garça

Na tarde de sexta-feira, 06 de março, foi inaugurada oficialmente a base operacional do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Garça. Essa base está instalada à rua Brigadeiro Machado, anexa ao Hospital São Lucas e a poucos metros da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Em Garça, o Samu começa a funcionar 24 horas por dia a partir das sete da manhã de segunda-feira, 09 de março, operando com uma ambulância de modelo de suporte básico, com um técnico em enfermagem e um motorista-socorrista. São cinco equipes completas que trabalhão em turnos. Os profissionais passaram por capacitação e treinamento na regional do Samu de Marília.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá custear a base local, assim como as equipes contratadas pela AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil), empresa privada que é gestora dos serviços de média complexidade e hospitalar em Garça.
Para acionar o Samu o morador de Garça terá de ligar 192 para solicitar o atendimento. A chamada será atendida pela base do Serviço de Marília, na qual o médico que faz a regulação, ou seja, a classificação das urgências, irá acionar a equipe local ou indicar para que o paciente ligue para o Departamento de Ambulâncias da Prefeitura de Garça, pelo telefone 3471 5376 ou pelo 0800 3737001.
Os pacientes transportados pelo Samu serão levados para a UPA local. A transferência para os hospitais de Marília somente será feita caso haja necessidade e por decisão conjunta entre os médicos da UPA e o médico regulador de Marília. Nesse caso, o usuário poderá ser transferido por unidade de suporte avançado de urgência ou pelas ambulâncias da Prefeitura.

Fonte: Jornal Debate


Nenhum comentário:

Postar um comentário