terça-feira, 10 de março de 2020

Programa Verde Azul: Fernão e Gália são certificadas; Garça é qualificada

As cidades de Fernão e Gália foram certificadas no Programa Verde Azul do governo do Estado de São Paulo. A certificação indica que o município conseguiu obter uma nota entre 80 e 100 (numa escala de zero a 100) no cumprimento de diversas demandas referentes a questões ambientais. Garça, por sua vez, foi apenas qualificada no programa. As cidades qualificadas são aquelas que obtiveram nota entre 60 e 80.
Ao todo, 92 cidades receberam certificação por notas acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas. São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral, totalizando 97 pontos, seguida por Bragança Paulista (94,74) e Novo Horizonte (94,23). Fernão obteve 90,53 pontos, ocupando o 24º lugar. Gália atingiu 80,90 pontos, no 87º lugar. Já Garça ficou na posição 101, com uma pontuação de 78,34. O Programa Município Verde Azul tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental em todas as regiões de São Paulo.
Atualmente, os 613 municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente,
Além disso, a participação do município no Verde e Azul é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição). As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local.

Fonte: Jornal Debate


Nenhum comentário:

Postar um comentário