terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Abertas inscrições para oficina de Cerâmica Terena em Garça

Com vagas limitadas, apenas 20, a Secretaria de Cultura em Garça abriu inscrições para os interessados em participar da Oficina de Cerâmica Terena. As inscrições são gratuitas e a oficina ocorrerá no dia 26 de março, das 8 às 13 horas. Sob a coordenação de Irineu NJe’a, a oficina se desenvolverá no espaço das Escola Municipal de Cultura Artística.
Conforme colocado pela pasta, a cerâmica é uma das tradições do povo Terena, sendo conhecida pela sua tonalidade vermelha e desenhos na cor branca assemelhados a uma renda para “bordar” as peças com motivos florais, pontilhados e mistos, estes traços são indicativos da identidade dos Terenas.
O coordenador Irineu Sebastião (Irineu Nje’a) é indígena da etnia Terena do Estado de São Paulo, nascido na Aldeia Kopenoti nas Terras de Araribá em Avaí, liderança indígena na cidade de Bauru/SP. Ele é professor de História e especialista em Antropologia Cultural, Koxomuniti (Pajé); presidente e responsável pela Araci Cultura Indígena; autor indígena; representante no Estado de São Paulo da Comissão Nacional Escolar Indígena - CNEEI/MEC; representante Indígena no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional - Consea/Bauru SP.
A oficina é um projeto financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Informações são obtidas pelo fone 3471 1616.

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário