segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Secretaria da Saúde realiza campanha de combate à hanseníase

A Hanseníase  é uma doença infecto contagiosa, muito antiga, popularmente conhecida como Lepra. É causada pelo Micobacterim leprae, e o Brasil está em segundo lugar no mundo com maior número de novos casos de hanseníase.
A transmissão da doença ocorre através do convívio prolongado com os doentes multibacilares sem tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreção do nariz. A doença acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Os sinais e sintomas mais frequentes são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica, tátil e a dor.
Segundo a enfermeira da vigilância epidemiológica, Vanessa Mariana Rodrigues, a hanseníase tem cura desde que o paciente realize o tratamento adequado. Todas as unidades de saúde da família oferecem o tratamento de forma gratuita. Quem tiver algum sintoma da doença pode procurar uma unidade na cidade. São 12 no total espalhadas por todas as regiões do município.
Todo o mês de janeiro é dedicado ao combate da hanseníase, e o dia nacional de combate re prevenção à doença 26 de janeiro.
A campanha realizada durante todo o mês tem como objetivo alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades.

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário