terça-feira, 15 de outubro de 2019

Lupércio: servidores fecham acordo e retomam atividades

Os cerca de 300 servidores municipais de Lupércio, que entraram em greve na manhã de segunda-feira, 14 de outubro, reivindicando o pagamento dos salários atrasados de setembro, fecharam um acordo com a prefeitura e retornaram às atividades nesta terça-feira, 15 de outubro.
O acordo é de que até a próxima terça-feira (22), a prefeitura deverá pagar 50% do salário dos funcionários, acertando o restante até o final do mês. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Lupércio, Ivan Nogueira (PRP), se o valor não for pago, haverá uma nova paralisação no dia 23.
Com isso, os serviços administrativos, de saúde e de limpeza do município foram normalizados, e postos de saúde que estavam fechados voltaram a abrir para atender a população.
No entanto, os pacientes ainda sofrem com a falta de médicos nesses postos, que vêm de outras cidades para atender a população local. Segundo moradores, os médicos não costumam ficar muito tempo em Lupércio, também por causa de atraso nos salários.
Em nota, a prefeitura de Lupércio informou, por meio de seu departamento jurídico, que a dificuldade no pagamento dos servidores ocorreu em virtude do bloqueio de contas por atraso junto ao INSS, já que, além do pagamento mensal, também são pagos três parcelamentos da gestão anterior.
Além disso, segundo a nota, a necessidade de pagamento de precatórios, com o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) sendo o principal recurso de arrecadação da cidade, também colaborou para o atraso das parcelas.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário