quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Garça vai ter novas apresentações da peça "O Novo Sistema"

Com um texto de Hilda Hilst, a Companhia de Teatro Caixa Preta apresenta na sexta e sábado 11 e 12 de outubro, respectivamente, a partir das 20 horas, o espetáculo “O Novo Sistema”. Mais uma vez o palco do Teatro Municipal será cenário para essa atração teatral, com um grupo formado por alunos da Emca (Escola Municipal de Cultura Artística).
A adaptação do texto é de Carlos Eduardo Zago, o Cadu, que, inclusive, utilizou trechos da peça em sua dissertação de mestrado. A montagem que será apresentada no Teatro Municipal tem a direção de Raquel Trambaioli Machado.
A peça teatral “O Novo Sistema” escrita por Hilda Hilst retrata o drama de uma família diante do processo de instauração de um novo sistema político. O ponto de partida é uma mãe e um filho, após a saída da escola, a esperar o pai da família em uma praça. Uma cena aparentemente cotidiana, mas que se transforma numa situação de conflito ao se depararem com os mecanismos de demonstração de poder do Estado e de vigilância e controle social de um governo ditatorial.
Como parte de toda ruptura social, existe também um período de adaptação que é exatamente o momento vivenciado pelos personagens. Num clima de busca de entendimento dos novos signos adotados, de questionamentos e possíveis revoltas, fica evidenciada a não adequação, representando-lhes assim um grande risco.
A trama chega a um clímax de questionamento sobre a utilização dos conhecimentos científicos acima dos outros conhecimentos como, por exemplo: a filosofia e a poesia, e a deturpação dos conhecimentos numa clara tentativa de privação do pensamento, da criatividade e da liberdade.

Serviço — As apresentações da peça "O Novo Sistema" ocorrem na sexta e no sábado, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal, à avenida Rafael Paes de Barros, 522. Os ingressos são vendidos a R$ 5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário