segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Acig traz para Garça curso básico de barismo, a arte do preparo do café

O barismo vem ganhando cada vez mais espaço no segmento gastronômico mundial. Com o "boom" do café de qualidade e das bebidas variadas preparadas com o grão, também cresceu a procura por profissionais capacitados que conheçam sobre o café, saibam diferenciar as muitas origens, tenham noções de blends e de formatos de preparo, entre outros aspectos variados. E Garça terá um curso voltado para capacitar novos baristas.
Promovido pela Acig (Associação Comercial e Industrial de Garça), a curso de barista terá a condução da especialista Emanuelle Costa e terá duas turmas, cada uma com carga de 16 horas. A primeira terá a capacitação nos dias 29 e 30 de outubro (terça e quarta-feira) e a segunda nos dias 31 de outubro e 01 de novembro (quinta e sexta-feira).
A formadora Emanuelle Costa é coordenadora da Cafeteria Escola Cafesal e também professora da Ufla (Universidade Federal de Lavras).
O curso é uma excelente oportunidade para quem busca uma nova profissão e que está em ascensão, assim como para quem busca investir no segmento de cafés e cafeterias
Ao longo do curso, os participantes vão ter noções sobre origens, variedades e processos de café, noções de torra, de classificação e degustação da bebida, aprenderão a efetuar a regulagem do moinho, assim como terão informações sobre o universo do café "espresso". Ainda aprenderão sobre vaporização do leite, terão noções de latte art, conhecerão métodos de extração da bebida e conhecerão procedimentos de higiene e limpeza dos equipamentos usados por um barista.
No Brasil, a profissão de barista só passou a ter reconhecimento em 2013. Portanto, é uma função bastante nova, mas que vem ganhando muita demanda, já que o segmento de cafés especiais cresce mais de 10% ao ano. Além disso, o Brasil é hoje o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, sendo que projeções feitas por especialistas de mercado indicam que, em cerca de uma década, o país deverá ser o maior consumidor global da bebida.
"É um mercado amplo e o escopo dessa profissão vai muito além e o mercado de trabalho está pronto para receber esse profissional", disse João Francisco Galhardo, presidente da Acig.

Serviço — O curso de barismo ocorre nos dias 29 e 30 de outubro e nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, na Acig. As inscrições custam R$ 450 para sócios da Associação e R$ 600 para não sócios e devem ser feitas na sede da entidade, à avenida Rafael Paes de Barros, 347, em Vila Williams. Informações pelo fone 3471 0480.

Fonte: Jornal Debate


Nenhum comentário:

Postar um comentário