terça-feira, 17 de setembro de 2019

Três vacinas têm estoque mínimo na rede de saúde de Garça

Embora a vacinação aconteça nas cidades, a distribuição das vacinas que são aplicadas gratuitamente em toda a rede de saúde é responsabilidade do governo do Estado de São Paulo.
A secretária municipal de Saúde de Garça, Nátali Gaiato Cruz, destacou uma situação que está ocorrendo na cidade. "Há três vacinas que estamos com estoque mínimo: a pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite e influenza B; a VOP, que é a vacina contra paralisia infantil via oral; e a Meningo C, que protege contra a meningite tipo C", disse.
Não é preciso correria às USFs (Unidades de Saúde da Família). A informação é de estoque mínimo, mas as vacinas estão disponíveis na cidade.
A secretária completou que "o que ocorre algumas vezes é o remanejamento do munícipe. A pessoa pode procurar a vacina na unidade de saúde do seu bairro e estar em falta. Ela é encaminhada para outra unidade onde a vacina esteja disponível”, observou.
Um outro detalhe informado pela secretária de Saúde é a presença de moradores de várias cidades da região em Garça, inclusive de Bauru, onde há falta de vacinas.
“Quando a pessoa procura a rede de saúde, o atendimento é universal, não podemos negar só porque não é morador da cidade. E o mesmo acontece com os moradores de Garça. Se estiverem em outra cidade e precisarem de atendimento, podem procurar as Unidades de Saúde, a UPA do local, que também serão atendidos”, completou Nátali.

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário