terça-feira, 24 de setembro de 2019

Teleconferência "Cultura, Identidade e Cidadania" ocorre no dia 09 em Garça

No próximo dia 09 de outubro a Galeria Municipal Edith Nogueira Santos será um dos 11 polos de transmissão, em todo o Estado, do curso “Cultura, Identidade e Cidadania”, que acontecerá das 10 às 18 horas. Realizado pelo Sisem (SSistema Estadual de Museus) da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa. Para Garça foram disponibilizadas 30 vagas, as inscrições são gratuitas. Todos os participantes dos polos receberão certificado de participação.  O curso faz parte dos preparativos da campanha Sonhar o Mundo, realizado anualmente pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo.
Às 10h, ocorrem as palestras “Memória e identidade na garantia de direitos”, ministrada pela professora Maria Candelaria Volponi Moraes de Oliveira, e “Cultura numa perspectiva social e inclusiva”, com Cássio Rodrigo de Oliveira Silva, que abordarão a legislação sobre a cultura enquanto direito humano e também tratados internacionais sobre essa mesma perspectiva. Na ocasião, os ministrantes farão um paralelo dos investimentos com cultura, pelo poder público, em países desenvolvidos como França, Canadá, Alemanha e Estados Unidos, entre outros e o Brasil. Eles também apresentarão um paralelo do consumo de cultura pela população desses países desenvolvidos em relação à população brasileira. Para finalizar, apresentarão a perspectiva da cultura como inclusão em instituições como Museu Afro Brasil e Memorial da Inclusão.
No período da tarde, das 14h às 17h, será apresentada uma série de práticas educativas em museus relacionadas aos Direitos Humanos, com as equipes do Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração de São Paulo, Memorial da Resistência de São Paulo, Memorial da Inclusão, Museu Índia Vanuíre e Museu do Futebol.
O historiador e educador museal Luiz Gregório, que atua no Núcleo Educativo do Museu da Imigração fará a apresentação “Visitona – três estações, três museus em uma única viagem”, sobre uma ação compartilhada entre os museus da Imigração, da Diversidade Sexual e Memorial da Inclusão. Uiara Potira Ribeiro, que atua no Núcleo Educativo do Museu Índia Vanuíre, ministrará a apresentação “Questões indígenas e museus”.
Do Memorial da Resistência de São Paulo foi originada a apresentação “Extramuros – Ações educativas em Direitos Humanos com o território Luz”, que será apresentada pela educadora Alessandra Santiago da Silva.
Finalizando o curso, haverá a apresentação “Programa Malungos: Diálogos entre Fundação Casa e Museu Afro Brasil”, comandada por Renata dos Santos, que é auxiliar de Coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.
Os polos de transmissão são locais onde profissionais de museus do interior e litoral paulistas e demais interessados poderão assistir à transmissão simultânea do Curso “Cultura, Identidade e Cidadania” da Campanha #SonharoMundo.
Informações sobre prazo e processo de inscrição ligue 3471 0210, ramal 2013.

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário