sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Liminar suspende concurso público realizado em Duartina

A pedido do Ministério Público (MP), a justiça concedeu liminar em ação cautelar suspendendo um recente concurso público realizado pela Prefeitura de Duartina visando garantir a apuração de denúncia de irregularidades envolvendo a forma de contratação da empresa responsável pelo certame e o suposto favorecimento a alguns candidatos.
O edital do concurso para preenchimento de 15 vagas em 13 cargos de níveis fundamental, médio e superior foi publicado no dia 14 de junho e, as provas, aplicadas no último dia 4. Todo processo ficou a cargo de uma empresa particular contratada pela prefeitura mediante dispensa de licitação.
Segundo o promotor de justiça Thiago Alves de Oliveira, as investigações estão sob sigilo. "A gente recebeu uma denúncia anônima por e-mail, antes da prova, informando que o concurso poderia estar inquinado de irregularidades, de fraudes, começando pelo procedimento de escolha da empresa que organizaria o concurso", revela.
"O e-mail trazia uma lista de nomes de candidatos que seriam beneficiados com a suposta fraude, inclusive antecipando a posição que eles teriam no concurso com a aprovação. A gente então instaurou procedimento preliminar para colher algumas informações e, nesse meio tempo, sobreveio o resultado do concurso, que confirmou exatamente aqueles candidatos com as mesmas posições que o e-mail trazia".
Diante dos indícios de irregularidades, o promotor explica que decidiu ajuizar uma ação cautelar com pedido liminar de suspensão do concurso para que os fatos possam ser melhor apurados e os candidatos não sejam prejudicados. Na quarta-feira (21), a justiça acatou a solicitação.
O prefeito de Duartina, Juninho Aderaldo (Cidadania), defendeu a investigação como forma de afastar qualquer dúvida sobre a transparência do concurso. "Eu fico muito feliz de ser feita a apuração", disse. Ele adiantou, contudo, que, caso a denúncia não seja comprovada, pretende acionar os responsáveis judicialmente.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru


Nenhum comentário:

Postar um comentário