sexta-feira, 5 de julho de 2019

Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã realiza undokai no domingo

A Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (Acert) realiza no próximo domingo, 07 de julho, mais uma edição da gincana esportiva (undokai).  O evento tem início às 07h30 e acontece no campo de beisebol da entidade, que fica no prolongamento da Rua Aimorés, altos da Vila Abarca. A entrada é franca. No local, além de diversos jogos e brincadeiras, haverá completo serviço de bar, com comidas típicas japonesas.
"Toda população está convidada a participar já que um dos objetivos do  undokai é promover a integração e a confraternização.
Embora seja uma tradição japonesa, a gincana é aberta a toda população e reúne públicos de todas as idades. São atividades divertidas, como as provas de corrida com tamanco, descascar laranjas, pegar feijão com hashi, entre outras, que agradam de crianças a idosos”, descreveu Newton Takahara, presidente da Acert.
"No Japão, este tipo de acontecimento é muito comum e tem foco, principalmente, na integração. Isso é cada vez mais importante neste período que atravessamos, quando, muitas vezes, a tecnologia, ao invés de aproximar, afasta as pessoas. Além disso, o undokai busca incentivar a prática de atividades esportivas de maneira divertida”, acrescentou Takahara.
No Japão antigo, o undokai era organizado ao final do ano agrícola, para celebrar a boa safra. "Os agricultores se reuniam para festejar a colheita, realizando brincadeiras e gincanas que acabaram se transformando em tradição ao longo dos anos. Apesar de todos os avanços tecnológicos e da modernidade vivida pela sua sociedade, o Japão preservou este costume, não permitindo que ele desaparecesse”, explicou o presidente da Acert.
"No Brasil, a tradição chegou com os imigrantes japoneses. Em Tupã, mantemos viva nossa cultura graças à dedicação de muitas pessoas, que se empenham diariamente para que estas atividades sejam passadas às futuras gerações. Este trabalho é fundamental”, agradeceu Takahara.

Redação do Garca.Jor


Nenhum comentário:

Postar um comentário